De onde vem o Mármore?
24 de fevereiro de 202113 usos diferentes para o mármore na decoração
12 de abril de 2021O mármore e granito são algumas das pedras mais antigas utilizadas em projetos de construção civil e que continuam sendo amplamente usadas para revestimentos nos dias atuais. Por serem tão tradicionais, muitas pessoas acabam achando que elas podem ser instaladas em qualquer tipo de ambiente, mas para garantir a durabilidade e qualidade do revestimento é preciso levar em conta as características de cada material.
Com uma grande variedade de tons e texturas, o mármore e granito ajudam a compor ambientes modernos ou clássicos, dependendo da proposta de cada projeto. Contudo, não dá para negar um fato: independente do local, as duas pedras ajudam a trazer muito mais sofisticação e elegância nos espaços em que são instaladas.
Mas afinal, quais são os melhores locais para aplicar mármore e granito? Neste artigo, nós vamos apresentar as características de cada material e indicar os locais adequados para utilizar cada pedra. Vamos lá?
Mármore X Granito
Apesar da semelhança visual, o mármore e o granito possuem características distintas que tornam as pedras únicas em vários aspectos. De origem calcária, o mármore é uma pedra metamórfica, formada pela alta pressão e temperatura. É constituída, principalmente, pelo mineral calcita, mas também apresenta dolomita e outros constituintes menores em sua composição.
Normalmente, são formados em locais com intensa atividade vulcânica, apresentando veios bem definidos. A pedra possui uma aparência homogênea que ajuda a garantir mais uniformidade e sofisticação nos ambientes em que são instalados. Contudo, pode absorver água e outros resíduos líquidos com mais facilidade, além de não ser tão resistente.
O granito é uma pedra natural que tem sua composição formada basicamente por quartzo, mica e feldspato. Sua formação ocorre devido ao resfriamento do magma derretido. Não possui muitos veios, mas apresenta coloração variada. A pedra apresenta alta resistência contra manchas, riscos, impactos e agentes naturais.
Somado a isso, o granito apresenta baixa porosidade, o que possibilita sua instalação em ambientes úmidos. A aparência do granito também merece destaque. Seu aspecto luminoso ajuda a realçar suas características naturais, trazendo requinte e elegância aos ambientes.
Onde utilizar mármore?
O mármore deve ser utilizado especialmente em áreas internas para não sofrer com a ação de agentes naturais. Confira os melhores locais de aplicação:
Rodapés
Muitas vezes deixado de lado, o rodapé pode trazer um charme especial ao ambiente com o uso do mármore. O ideal é optar por cores contrastantes com as paredes para dar mais vida ao espaço e não deixar o ambiente tão monótono.
Mesas
Essa é uma das principais aplicações do mármore. Revestir mesas com o mármore ajuda a trazer muito mais elegância e modernidade ao ambiente. No entanto, por não ser tão resistente, vale lembrar que deve-se evitar colocar panelas quentes sobre a pedra, por exemplo.
Paredes
Utilizar o mármore para revestir paredes também pode trazer muito mais sofisticação ao ambiente. A dica é apostar em cores e texturas que combinam com os demais elementos para criar um ambiente harmônico. Vale lembrar que a aplicação só é recomendada em paredes de ambientes internos.
Bancadas de recepção
Para além do uso doméstico, o mármore pode ser utilizado em diversas aplicações comerciais. Uma delas são as bancadas de recepção, que ajudam a trazer mais elegância ao ambiente com a aplicação da pedra.
Onde utilizar granito?
O granito pode ser aplicado em áreas externas e internas. Conheça os melhores locais para utilizar a pedra:
Bancada de cozinha
Por ser altamente resistente e durável, o granito é uma boa escolha para a aplicação em bancadas de cozinha. O material não absorve a umidade do ambiente e ajuda a evitar riscos e manchas que possam ser causados por utensílios domésticos, como panelas e facas.
Bancada de banheiro
O granito é uma pedra que apresenta baixa porosidade, ou seja, sua absorção de água é praticamente nula. Esta característica torna o material propício para bancadas de banheiro, lavabos e até mesmo para a aplicação na parede dentro do box.
Piso
A resistência e durabilidade do granito permitem que ele seja instalado em ambientes com alta circulação de pessoas. Dessa forma, a pedra pode ser utilizada em pisos para trazer mais sofisticação e requinte ao ambiente.
Paredes externas
Como a pedra é resistente a agentes naturais, como luz solar e chuvas, é possível instalar o granito em paredes externas sem nenhum tipo de risco. Fachadas também são boas opções para a aplicação do material.