3 dicas para escolher uma pia de banheiro em mármore
26 de janeiro de 2021Curiosidades que você não sabia sobre o mármore
10 de fevereiro de 2021Tons escuros geralmente são os mais indicados por não aparentarem manchas e desgaste mesmo depois de um bom tempo de uso.
Planejar a cozinha nem sempre é uma tarefa fácil, e a pia e a bancada são, geralmente, os elementos que mais geram dúvidas: qual material escolher? Qual é a cor ideal para deixar minha cozinha bonita? Dá para apostar nos tons claros ou eles sujam muito?
Ideal para ambientes que pedem essa atenção (resistência e durabilidade), o granito, além da sua impermeabilidade e praticidade, tem o melhor custo/benefício do mercado, de acordo com os arquitetos.
Os arquitetos acrescentam que o granito pode ser aplicado nas bancadas de pia, mesa, piso, soleira, peitoril, escadas, nichos e outras superfícies. Saiba mais sobre o granito e escolha aquele que tem mais a ver com a sua casa!
Os arquitetos explicam que as cores mais utilizadas nos granitos são as de tom escuro (como Preto São Gabriel, Preto Absoluto e Café Imperial) e também os tons mais claros (como Branco Siena, Branco Polar, Itaúnas e Cinza Andorinha). Abaixo você conhece um pouco mais sobre cada um desses tipos de granito:
1. Preto São Gabriel
Foto: Reprodução / Marmoraria Nunes
Muito utilizado, pode ser combinar com várias outras cores de móveis e revestimentos (como tons de bege, amadeirados claros e escuros), mas está, geralmente, ao lado do branco, formando uma composição clássica e elegante na cozinha.
2. Preto Absoluto
Foto: Reprodução / Ranieri Mármores
A cor homogênea encanta e pode atender a diferentes objetivos! Este granito combina perfeitamente bem com uma cozinha mais tradicional se os balcões forem brancos, por exemplo, e também com cozinhas mais modernas, em especial as metalizadas (com inox). Proporciona acabamento elegante e diferenciado.
3. Café Imperial
Foto: Reprodução/Pinterest
É uma cor que “aquece a decoração” e transmite sofisticação e status. Combina muito bem com madeiras escuras e peças em metal.
4. Branco Siena
Foto: Reprodução/Pinterest
Versátil, combina com cores variadas de móveis e revestimentos. Uma ótima opção para quem quer uma cozinha “leve”… Mas é bom saber que os cuidados com a limpeza são redobrados, porque esse tipo de granito claro mancha com mais facilidade do que aqueles em tons escuros.
5. Branco Polar
Foto: Reprodução / Galeria do Mármores
Apesar de ter um fundo mais branco, conta com manchinhas pretas espaçadas, que aparecem ao longo da pedra. Esse tipo de granito valoriza a bancada ou o piso e garante um efeito clean e/ou minimalista nos projetos. Vale lembrar que o cuidado com a limpeza também é grande neste caso!
6. Itaúnas
Foto: Reprodução / Cotrimex
Muito utilizado, combina perfeitamente com móveis branco e amadeirados, mas pode também ser usado com tons mais fortes. É indicado especialmente para cozinhas pequenas, pois possibilita a sensação de ampliação do espaço. Como ponto negativo, assim como outros tons claros, exige cuidados especiais com a limpeza.
7. Cinza Andorinha
Foto: Reprodução / Construindo minha casa clean
Neste tipo de granito, o tom cinza é predominante com pigmentos pretos espalhados uniformemente em sua superfície. Boa pedida para quem deseja uma cozinha clássica, com um visual neutro e discreto.
Lembrando que existem muitas outras opções de granito no mercado, mas essas são as mais utilizadas atualmente no ambiente da cozinha.