7 tipos de granitos que são ideais para cozinha
28 de janeiro de 2021De onde vem o Mármore?
24 de fevereiro de 2021Você sabia que o mármore trata-se de um material natural, mais especificamente, uma rocha metamórfica que é proveniente do calcário? O nome provém a partir das transformações físico-químicas que o calcário sofre por passar por altas temperaturas e também por pressão.
Esse material, dependendo da composição existente em seus minérios, ela pode exibir cores variadas tais como:
- verde;
- rosa;
- preta;
- branca.
A seguir, vamos te falar sobre algumas curiosidades sobre esse material que caiu no gosto de muitas pessoas e que encontra-se presente em diversos ambientes. Confira!
Conheça mais sobre o mármore
Por ser muito qualificado, o mármore é um material grandemente utilizado pelos mais diversos artistas desde os tempos antigos. As esculturas mais importantes da história da humanidade foram feitas a partir de mármore.
A beleza de Afrodite, deusa do amor, foi destacada a partir do mármore, na estátua de Vênus de Milo, a qual foi produzida entre 130 e 100 antes de Cristo. Já Davi, a escultura do personagem bíblico feita por Michelangelo por volta de 1500 é outra escultura super famosa.
Ele é considerado um material antigo
Não há um registro a respeito da data em que o mármore foi utilizado. Mas sabemos que é um material usado há muito tempo. Como vimos anteriormente, há registros de que esculturas nos anos antes de Cristo já eram feitas com mármore.
Vários registros também mostram a antiguidade dessa rocha desde construções, esculturas, materiais de uso doméstico, entre outros. Desde a antiguidade até os dias de hoje, o mármore segue sendo uma das opções mais feitas em todo o mundo quando o assunto é decoração.
Saiba como diferenciar esse material dos outros
Hoje em dia ainda é muito comum as pessoas se confundirem, ou simplesmente não saberem a diferença entre mármores e granitos, dois materiais muito usados para os fins de decoração.
Mas uma dica simples, que pode ser feita por qualquer pessoa, mostra a distinção entre os dois. Com um prego, tente arranhar de forma leve os objetos. O mármore é arranhado e o granito não, isso porque o teor de resistência do prego é mais alto que do mármore e menor que do granito.
Use mármore na decoração da sua casa
Contar com esse material na decoração de algum ambiente, é sinal de sofisticação e elegância, algo extremamente comum desde a antiguidade e muito presente também nos dias atuais.
Algumas pessoas acham que hoje em dia na decoração só vale a pena utilizar itens de vidro ou móveis de madeira rústica,, mas a verdade é que o mármore vem ganhando muito espaço na decoração.
É bem comum encontrar em casas ou comércios mais elegantes, a mesa de mármore. Trata-se de um material resistente, com uma gama de cores muito grandes e, uma aparência que supervaloriza o ambiente.
Uma outra utilização para o mármore é no box para banheiro. Muitas pessoas acham que só é possível usar o jateamento em vidro ou outras peças de vidro no banheiro, mas não é bem assim.
Uma peça de mármore pode fazer as divisórias de box ou então ser utilizado nas pias, proporcionando um ambiente mais bonito e elegante.
Para que se obtenha um mármore de qualidade, bonito e que combine com o ambiente, uma dica é ir pessoalmente escolher pelo modelo e explicar os tamanhos, as usabilidades e todo o porquê da escolha do material.
Além disso, é também importante conhecer o ambiente que realiza os cuidados com o mármore, os profissionais que cuidam do material, os tipos de uniformes profissionais usados entre outros.
Todo cuidado e atenção com o material, vai garantir que ele chegue até a sua casa para agregar valor ao ambiente, sem nenhum tipo de defeito.