Curiosidades que você não sabia sobre o mármore
10 de fevereiro de 2021Mármore e granito: conheça os melhores locais de aplicação dos materiais
22 de março de 2021De grandes blocos de rocha até chegar à sua casa, o mármore passa por vários processos para se tornar uma peça inigualável.
Você conhece o mármore? Devido a sua grande versatilidade, essa nobre pedra pode ser encontrada em túmulos de cemitérios, em esculturas, igrejas e nas nossas casas, em um revestimento, em bancadas, mesas, no banheiro e muitos outros lugares.
Nesse artigo vamos te contar um pouco dessa história: de onde vem o mármore, como é feita a sua extração e sua variedade. Confira!
De onde vem o mármore?
O mármore é uma rocha vinda do calcário, que após passar por várias transformações a partir de pressão e altas temperaturas, se transforma nessa valiosa pedra, sendo classificada como uma rocha metamórfica.
Encontrada principalmente em áreas com atividades vulcânicas e que possuem matriz calcárica, no Brasil, é extraído em abundância no estado do Espírito Santo.
Como ele é encontrado?
O mármore é encontrado em jazidas de reservas naturais em formatos de grandes blocos. Para retirá-los do local é necessário um processo de extração que “fatia” a rocha em pedaços menores. Essa retirada da matéria-prima é feita com equipamentos especiais, alguns deles feitos com fios de diamantes.
Após essa etapa, os blocos são transformados em chapas e ficam aguardando apenas o acabamento e finalização que o transformará em peças únicas de acordo com o gosto de quem vai adquirir o produto.
Variedade
O mármore possui uma diversidade enorme de cores, tonalidades e texturas que se modificam dependendo da composição dos minérios na rocha. É possível encontrar o mármore nas cores branco, rosa, bege, marrom, preto, verde, cinza, entre outros.
Como ele é usado?
A versatilidade do mármore é grande. No piso, na parede, em peças de decoração, como vasos, abajur e relógios, em mesas, bancadas ou em esculturas centenárias, conseguimos identificar esse material que tem como uma das suas grandes vantagens a resistência.
Como você viu, falar em mármore é falar de uma matéria-prima inigualável em termos de variedade, versatilidade, resistência, beleza e sofisticação. Para chegar até a sua casa ele passa antes por vários processos desde a retirada da pedra bruta até a finalização que pode ser feita de maneira que a pedra apresente um aspecto mais rústico ou mais fino.
A escolha é sua e, para não perder nenhuma informação, não deixe de acompanhar nosso blog e ficar por dentro de todas as novidades.
Compartilhe esse texto com seus amigos que estão pensando em que pedra utilizar no seu projeto.